segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Sinopse do III saradam

Em sua terceira edição, o Simpósio Amazônico Sobre reforma Agrária Desenvolvimento e Meio Ambiente - SARADAM, busca estimular o debate sobre a realidade contraditória do campo Amapaense, seguindo a regra do modelo brasileiro, onde a lógica da agricultura em larga escala está presente.
O I SARADAM foi realizado em 2012, fruto do esforço de entidades interessadas em colocar na agenda a temática agrária no Amapá. Destacam-se o Sindicato do Servidores Públicos Federais - SINDSEP/AP, a Comissão Pastoral da Terra - CPT/AP, a Universidade Federal do Amapá - UNIFAP, e a Central Única dos Trabalhadores - CUT/AP.
Em 2014 veio a segunda edição do Simpósio, onde aquelas entidades, novamente,foram protagonistas na organização. Os resultados do primeiro evento aparecem com a criação do "Fórum de Acompanhamento de Conflitos Agrários e Desenvolvimento" - FACADE, cujo objetivo é auxiliar no encaminhamento de questões envolvendo a luta pela terra.
Ainda fruto dos trabalhos produzidos no primeiro SARADAM, surgiu o livro "Conflito, Territorialidade e desenvolvimento: algumas reflexões sobre o campo Amapaense" que, sistematizou e sintetizou os principais temas que foram levantados naquele evento.
Neste III SARADAM que ocorre de 09 à 12 de Agosto de 2016, no auditório da UEAP, será lançado a segunda edição do livro, contendo a síntese do que foi discutido no segundo Simpósio. É um momento ímpar de reflexão e proposição para todos que se interessam pelos temas abordados. Dessa vez outras entidades se unem para construir e organizar o evento que vem se estabelecendo como referência para o público.

Comissão Organizadora do III SARADAM

Nenhum comentário:

Postar um comentário